Dias
Sexta-feira - 20:00 - igreja da Comunidade Cristo Redentor - Bairro República

As Cinco Frentes de Trabalho

O tra­ba­lho da Pas­to­ral da Sobri­e­dade acon­tece de forma sis­tê­mica; envolve o depen­dente quí­mico ou o doente emo­ci­o­nal, seus fami­li­a­res e ami­gos, engajando-os nas comu­ni­da­des a quais per­ten­cem e assim tam­bém na vida cristã. Por isso, a Pas­to­ral da Sobri­e­dade atua em cinco fren­tes de tra­ba­lho: pre­ven­ção, inter­ven­ção, recu­pe­ra­ção, re-inserção social-familiar e atu­a­ção polí­tica. Todas essas fren­tes têm igual impor­tân­cia e se com­ple­tam uma nas outras.

A pre­ven­ção é diri­gida ao público que nunca expe­ri­men­tou dro­gas e àque­les que já as expe­ri­men­ta­ram sem, entre­tanto, terem se habi­tu­ado ao uso ou fazem uso espo­rá­dico. Busca, prin­ci­pal­mente, mos­trar que valo­res éti­cos, morais, fami­li­a­res e espi­ri­tu­ais devem ser enal­te­ci­dos e vivi­dos. Prin­cí­pios de cida­da­nia (direi­tos e deve­res), gen­ti­leza, humil­dade e reli­gi­o­si­dade são a base para ser­mos pes­soas felizes.

A inter­ven­ção atua junto ao público que já se ini­ciou no uso de dro­gas ou faz uso dela de forma “recre­a­tiva”. Ou seja usa a droga com frequên­cia, mas ainda con­se­gue man­ter sua vida pro­fis­si­o­nal e finan­ceira e seus rela­ci­o­na­men­tos fami­li­a­res e soci­ais longe dos pre­juí­zos que as dro­gas podem trazer.

A recu­pe­ra­ção refere-se ao aten­di­mento dos usuá­rios de dro­gas em quem já se ins­ta­lou a depen­dên­cia quí­mica ou psi­co­ló­gica. Essa ati­vi­dade se faz den­tro dos gru­pos de auto-ajuda com a par­ti­ci­pa­ção per­se­ve­rante do adicto. Tam­bém pode acon­te­cer em cli­ni­cas e comu­ni­da­des tera­pêu­ti­cas espe­ci­a­li­za­das. Em diver­sas dio­ce­ses exis­tem comu­ni­da­des tera­pêu­ti­cas man­ti­das pela Igreja e que seguem a filo­so­fia da Pas­to­ral da Sobri­e­dade.

A re-inserção do depen­dente quí­mico e do doente emo­ci­o­nal na famí­lia, na soci­e­dade e no mer­cado de tra­ba­lho é fun­da­men­tal para que a recu­pe­ra­ção acon­teça de fato e com ple­ni­tude. Para isso é impres­cin­dí­vel que seus fami­li­a­res par­ti­ci­pem dos gru­pos de auto ajuda, pois todos pre­ci­sam de infor­ma­ção, for­ma­ção e sus­ten­ta­ção espi­ri­tual. A famí­lia, a escola, o tra­ba­lho e a igreja são ambi­en­tes de for­ma­ção muito impor­tan­tes, para o desen­vol­vi­mento inte­gral das pes­soas e, por isso neces­si­tam atuar em inter­de­pen­dên­cia (cola­bo­ra­ção). Nes­ses ambi­en­tes, as pes­soas apren­dem os prin­cí­pios uni­ver­sais que gover­nam as ati­vi­da­des huma­nas e valo­res huma­nos e cris­tãos como ética, res­peito, jus­tiça, inte­gri­dade, impar­ci­a­li­dade, hones­ti­dade, fide­li­dade, defesa da dig­ni­dade humana, etc. É na escola, na famí­lia e na igreja que pode­mos expe­ri­men­tar de fato a força edu­ca­tiva do amor.


A atu­a­ção polí­tica acon­tece desen­vol­vendo cons­ci­ên­cia de que o pro­blema das dro­gas vai muito além do depen­dente e de seus fami­li­a­res. Isso pode ser feito refle­tindo sobre a vio­lên­cia, a misé­ria e a injus­tiça social que a cada dia que passa aumenta e se apro­xima ainda mais de nós e de nossa família.


Registros da atuação:


Comunidade Terapeutica Nova Jerusalém



Palestra em Encontro de Casais



Palestra sobre Drogas em um faculdade


2 comentários:

  1. TODAS AS FRENTES DA PASTORAL DA SOBRIEDADE IMPORTANTE MAS A PREVENÇÃO NO MOMENTO TEM Q ENTRAR EM AÇÃO ´POIS SÓ AQUI NA GRANDE VITORIA TEMOS MAIS DE 15 MIL DEPENDENTES DE DROGAS PSICOATIVAS....POIS SE CONTINUAR ASSIM EM POUCOS ANOS NÃO HAVERÁ JOVENS NO BRASIL, E TAMBÉM TEMOS FOCAR COM MAIS DEDICAÇÃO PARA A RECUPERAÇÃO, MUITOS NÃO TEM FORÇA DE PROCURAR AJUDA..E TEMOS IR ATRAZ DESTAS PESSOAS Q MESMO SEM FORÇA ELES QUEREM AJUDA DESTE ASSUNTO EU ENTENDO MUITO BEM....DEUS ABENÇOE A TODOS LEMBRE-SE Q A PLANTAÇÃO ESTA GRANDE E PRONTA PARA COLHER..VAMOS LA ANTES Q A PLANTAÇÃO SEQUE E MORRA QUE A PAZ DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO ESTEJAM CONOSCO....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem duvida a prevenção seria o ideal, mas não temos pessoas dispostas a este trabalho e quando aparecem não tem conhecimento da doença drogas, estamos trabalhando as familias na conscientização do problema e atraves da familia acreditamos que poderemos começar um trabalho mais direcionado a prevenção. ontem na missa padre Dauri falava muito bem da co-dependencia e esta precisa ser tratada com urgencia para que os reflexos atinjam os dependentes, tambem sabemos que muitos precisam de ajuda mas deparamos com uma realidade cruel, na maioria dos casos que nos procuram para ajudarmos primeira intervenção seria a desintoxicação e ai, não temos locais adequados para este fim, as clinicas que existem são particulares e um absurdo os valores, nossa luta e que se crie locais adequados para este primeiro atendimento, no mas só perseverando nas Graças de Deus e temos visto coisas acontecer que só Jesus.
      fiquem na Paz e forte abraço Poeta.
      Claudio

      Excluir